Formação do Engenheiros do Hawaii
Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que frequentavam o bar da faculdade. O Engenheiros do Hawaii alcançou grande popularidade com suas canções líricas e críticas. Antes de chegarem à sua formação final, a banda passou por algumas mudanças, sendo Gessinger o último integrante da formação original a permanecer na banda até a “pausa” ocorrida em 2008, por motivos particulares da banda.
Projeto Pouca Vogal
Ao final da turnê do disco NOVOS HORIZONTES, em 2008, foi anunciada uma pausa por tempo indeterminando nos Engenheiros do Hawaii e Humberto foi para a estrada com o projeto Pouca Vogal, um power duo em parceria com Duca Leindecker. Em 4 anos foram mais de 220 shows em mais de 150 cidades e um CD/DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. No final de 2012 o Pouca Vogal encerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar a carreira solo.
Carreira solo
No final de 2013, Humberto lançou seu 20º álbum e primeiro como artista solo. O disco é o primeiro com músicas inéditas em 10 anos e traz participações especiais de grandes nomes da música gaúcha como Luis Carlos Borges, Bebeto Alves e Frank Solari. No show, Humberto, tocando baixo, e acompanhado de Tavares nas guitarras e Rafael Bisogno na bateria, apresenta suas novas composições, além dos grandes sucessos e clássicos dos Engenheiros do Hawaii. Em sua carreira solo, Humberto Gessinger lançou três discos de estúdio, 2 EPs e 2 registros ao vivo, sempre obtendo ótimas repercussões por crítica e público! Atualmente o músico segue excursionando para divulgar o mais recente trabalho de inéditas, “Não Vejo A Hora” que foi lançado em outubro de 2019.
Como escritor
Paralelamente a seu trabalho como músico, Humberto Gessinger lançou cinco livros: “MEU PEQUENO GREMISTA” fala de sua paixão pelo Grêmio. PRA SER SINCERO reúne autobiografia, 123 letras comentadas e um ensaio escrito pelo professor Luís Augusto Fischer. MAPAS DO ACASO, ao lado de memórias e reflexões divididas em “notas mentais para uma próxima vida”, traz 45 letras comentadas. NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE, que teve origem nos textos postados semanalmente no seu blog. E SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO, lançado em 2013.