Os Direitos da Criança no Teatro Procópio Ferreira
Um Musical de Carla Candiotto e Canções de Toquinho e Elifas Andreato
A mais importante obra do universo musical infantil de Toquinho reestreia em São Paulo no dia 08 de Outubro no Teatro Procópio Ferreira em curta temporada.
O mais importante entre todos os trabalhos musicais do violonista, cantor e compositor Toquinho para o universo infantil, cujo CD Canção dos Direitos da Criança (interpretado por grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque, Elba Ramalho e Leonardo) virou espetáculo musical que reestreia em São Paulo no Teatro Procópio Ferreira no dia 08 de Outubro, sábado, às 15 horas e domingo às 16 horas.
Com músicas de Toquinho e Elifas Andreato, o espetáculo – realização da Script Produções – tem texto e direção de Carla Candiotto, cenário e figurino de Marco Lima, iluminação de Wagner Freire, sonorização de André Omote, e direção musical e arranjos vocais de Daniel Tauszig e Daniel Rocha.
Inspirado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, Toquinho compôs 10 músicas, cada uma para um dos 10 princípios aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 1959.
Para dar vida às canções e encenar o espetáculo, a diretora Carla Candiotto (prêmios APCA e Coca-Cola Femsa) foi buscar na história a origem dos direitos da criança e encontrou conteúdo na figura de uma intelectual, escritora e humanista inglesa, pioneira do movimento em defesa dos direitos da criança, Eglantyne Jebb (1876-1928).
Divertido e atual, o texto do espetáculo foi criado pela diretora, com rápidas movimentações em cena, corre-corre, luta e bordões que marcam cada personagem.
No reino da Rainha Má, as crianças são chamadas de “Coisinha” e estão às voltas com planos mirabolantes para convencer a todos de que precisam de comida para sobreviver. Nessa aventura, precisam vencer o fiel escudeiro da Rainha, o Primeiro-Ministro, que quer dominar o reino e o mundo.
Com 60 minutos de duração, a peça dosa na mesma medida texto e música (foram selecionadas 7 das 11 canções do disco para integrar o musical), entre elas Gente tem sobrenome, É bom ser criança, Imaginem, Natureza distraída, Herdeiros do Futuro e Aquarela.
A paixão pela turma, a linguagem do rap e as brincadeiras ajudam a deixar o espetáculo identificado com o universo da garotada.
A proposta do musical é estimular a criatividade, passando a importância e o significado dos direitos da criança de forma irreverente e divertida.
Um espetáculo onde as crianças se divertem e os adultos choram .
Os Direitos da Criança Teatro Procópio Ferreira
Sábado às 15h00, Domingo às 16h00