Améfrica: Em Três Atos
O espetáculo “Améfrica: Em Três Atos”, do Coletivo Legítima Defesa consiste na elaboração poética, portanto, política de outros imaginários sobre as experiências negras e ameríndias e seus desdobramentos sociais e históricos no Brasil.
A dramaturgia cênica será livremente inspirada no conceito de Amefricanidade. O termo, cunhado por Lélia Gonzalez, intelectual negra brasileira, refere-se às sabedorias e às experiências negras e ameríndias no continente americano e nos propõe um outro espaço para o compartilhamento de reflexões sobre a sociedade brasileira. As trajetórias negras e indígenas em diálogo permitem criar alianças a partir de seus próprios legados e, nesse movimento, é preciso trazer à tona narrativas soterradas pela herança colonial. Esse conceito provoca visões poéticas, políticas de diversas formas de experiência não colonial, criando novas abordagens para tratar de representações sociais, seja no âmbito das linguagens artísticas, seja na sua relação com a história colonial.
O primeiro ato de “Améfrica: em três atos” é o filme “Cicatriz Tatuada”, disponível aqui: https://vimeo.com/735629519/f7fab7c22e
Comprar ingressos.