Avançar para o conteúdo

Trupe Lona Preta apresenta temporada gratuita do espetáculo “O Circo Fubanguinho”

De 01 a 04 de setembro de 2022, a Trupe Lona Preta (@trupelonapreta) realiza apresentações gratuitas do espetáculo “O Circo Fubanguinho” como parte das ações do projeto “O riso ganha mais um fôlego”, contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens, da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 01 de setembro (quinta-feira), às 10h30, o grupo se apresenta na EMEF Leonardo Villas Boas, no Jardim Refúgio, em parceria com a Casa de Cultura Campo Limpo. No mesmo dia, às 7h30, acontece também uma oficina de circo teatro.

Na sexta-feira, dia 02 de setembro, a apresentação acontece às 20h, na Escola Lineu Prestes, em Santo Amaro, para estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

No sábado, dia 03 de setembro, às 16h, a apresentação acontece no Parque Santo Dias, no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo

E no domingo, dia 04 de setembro, às 15h, a apresentação acontece no Parque Municipal Chácara do Jockey, na Vila Sônia, Zona Oeste de São Paulo

Em “O Circo Fubanguinho”, dois palhaços que foram demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir nele novamente a qualquer custo. Motivados por interesses antagônicos, esses funcionários, representam símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade, irão encarar o dono do circo, que simbolicamente representa a ordem, a elegância, a produtividade e a eficiência.

E é neste ambiente de contradição, que a Trupe Lona Preta une palhaçaria e composições musicais, com base nas tradições populares, para enfatizar aspectos sociais, históricos e políticos, que refletem na construção do roteiro, das piadas e músicas.

Uma pesquisa que preza por colher o mais saudável da tradição, extraindo o núcleo sadio do senso comum, e faz um recorte que considera , respeita e ressalta o ponto de vista da luta, da organização e das contradições da sociedade.

O espetáculo seduz para estranhar, misturando elementos do palhaço, que se aproxima do espectador como um ser que quer se enquadrar, um ser que tenta, mas não consegue se adaptar; e do bufão, que estranha, não se adapta, não pode e não quer se adaptar.

O riso é extraído da desestabilização da ordem vigente, e aponta para o estado de não acabamento constante do mundo, a fusão permanente da mentira e da verdade, do mal e do bem, da morte e da vida.

Sobre a Trupe Lona Preta
Fundada em 2005, a Trupe Lona Preta desenvolveu uma sólida pesquisa voltada aos universos da palhaçaria, da comédia popular e da música.

Ao longo desses dezessete anos de trajetória, o grupo criou oito espetáculos, em sua maioria destinados a espaços públicos, ruas e praças, dialogando com diversas faixas etárias.

Com esses espetáculos, a Trupe realizou uma ampla circulação dentro e fora do Estado de São Paulo, integrando programações de equipamentos públicos, mostras de teatro e de circo, e também festivais nacionais e internacionais.

Em 2022, o grupo estreou seu primeiro espetáculo direcionado ao público infantil chamado “A Fábrica dos Ventos”.

Informações: www.facebook.com/Trupe-Lona-Preta-278673148876563 e @trupelonapreta

Ficha Técnica: Direção: Sergio Carozzi e Joel Carozzi | Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado | Produção: Henrique Alonso | Assistente de Produção: Dona Méris e Márcia Carozzi | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Cenografia: Xisté Marçal

SERVIÇO: Temporada “O Circo Fubanguinho!
Com Trupe Lona Preta
Sinopse: “O Circo Fubanguinho” é um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As
músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro,
tentam se inserir a qualquer custo.
Assista o teaser: https://youtu.be/yjFg83AmzfA

Programação:
Quando: 01 de setembro de 2022 (quinta-feira) – Horário: 10h30
Onde: Emef Leonardo Villas Boas
Endereço: Rua José Viriato de castro 63, Jardim Bom refúgio , São Paulo
Ações em parceria com a Casa de Cultura Campo Limpo
*Neste mesmo dia o grupo realizará uma oficina na parceria com a Casa de Cultura Campo Limpo, às 7h30

Quando: 02 de setembro de 2022 (sexta-feira) – Horário: 20h
Onde: Escola Lineu Prestes – Santo Amaro – EJA – Educação de Jovens e Adultos
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro 511, São Paulo, SP, 04734-010

Quando: 03 de setembro de 2022 (sábado) – Horário: 16h
Onde: Parque Santo Dias – Endereço: Rua Jasmin da Beirada 71, São Paulo, SP, 05868-580

Quando: 04 de setembro de 2022 (domingo) – Horário: 15h
Onde: Parque Municipal Chácara do Jockey – Endereço: Rua Santa Crescência 323, São Paulo, SP

Date

01 - 05 Set 2022
Expired!

Time

8:00 - 18:00
Categorias
Março 2024
No event found!
Load More

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *