Avançar para o conteúdo

Virada do Ano 2022 / 23 - SP

FESTAS DE RÉVEILLON 2023 - São Paulo

Onde passar a virada em São Paulo

No event found!

FESTAS DE RÉVEILLON 2023 - São Paulo

Blue Note SP

Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2,4 milhões pessoas, incluindo mais de 100 mil turistas. Mais cedo, durante a manhã do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade.

véspera de Ano-novo, também chamada de réveillon (em francês pronuncia-se [ʁevɛjɔ̃]), termo da língua francesa que significa “reanimar”, “despertar”,[1][2] virada de ano,[3] ou passagem de ano[4] refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano Novo nos países que seguem o calendário gregoriano.

Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.

Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu o nome de Noite de São Silvestre a esta noite.

Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, e os países Samoa e Tonga são os primeiros a comemorarem a chegada do ano-novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto que Samoa Americana é considerado o último local habitado a despedir-se do ano anterior, pois encontra-se onze horas atrasado em relação à hora universal.[5][6]

Etimologia

Na França do século XVII, o termo réveillon designava festas da nobreza que duravam a noite toda.[7] Essa palavra tem origem no termo réveiller, ou seja, “acordar”, “deixar de dormir”, que por sua vez vem do verbo latino velare, “fazer vigília”, de vigilare, “velar, cuidar, não dormir”.[8] Na cultura francesa atual, réveillon é o nome da festa noturna no dia antes do Natal e no dia antes do ano-novo. Nesse país, o termo é usado mais comumente no Natal, mas também é usado no ano-novo como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de dezembro é o dia de São Silvestre. No Brasil e em Portugal, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo.