Avançar para o conteúdo

SILÊNCIO, exposição de Sonia Guggisberg no Centro MariAntonia

Visitação: de 21 de outubro de 2022 a 29 janeiro de 2023No próximo dia 25 de novembro, às 19h, acontecerá um debate muito especial. Intitulada: Identidades Negociadas a mesa será composta pelas curadoras Ana Avelar e Christine Greiner, além da artista. Uma ótima oportunidade de ouvir e visitar a exposição.

Artista visual e multimídia, Sonia Guggisberg trabalha em diversas frentes na arte contemporânea. Nesta mostra, que será inaugurada no Centro Cultural MariAntonia, a Suíça-brasileira irá apresentar sua pesquisa de mais de 6 anos sobre refúgio e trânsitos humanos. A exposição SILÊNCIO, traz fotografias em diferentes suportes, vídeos e registros sonoros captados durante suas viagens; uma imersão ao trabalho da artista.

Sua pesquisa começa em 2016, na Grécia e segue por Malta e Lampedusa, na Itália, locais onde se concentram o maior trânsito de pessoas em fuga rumo à Europa. “São pessoas sem passado e sem futuro, que vivem totalmente à margem, sem saber o que irá acontecer no próximo minuto”, conta Guggisberg, que já apresentou parte desta exposição como artista convidada, no Festival Internacional de Fotografia, Paraty em Foco e em Atenas, na Grécia.

É um processo de testemunhar vidas anônimas, a partir da documentação do real, iluminar questões latentes, traduzir em imagens o transbordamento da realidade que não se fez palavra.

A mostra propõe uma análise sobre as identidades em trânsito que são obrigadas a se redesenhar a partir da mudança forçada de seus países.

O projeto expositivo busca linguagens que interroguem a presença do silêncio a respeito do gigante deslocamento humano contemporâneo. A presente exposição foi concebida a partir de pesquisas realizadas pela artista sobre a invisibilidade e a despersonalização das pessoas em estado de refúgio.

Guggisberg usa sons e imagens que emanam dos campos de refugiados de Atenas (Grécia) e da Ilha de Lampedusa (Itália), representando todos aqueles que partem ao redor do mundo em viagens incertas, em novas ondas migratórias. Mulheres, homens, crianças, jovens e idosos sem respostas sobre um futuro incerto. Futuro que a todos pertence.

Esta narrativa de imagens e sons aponta para o grande desafio de construir um novo olhar e abrir outras perspectivas para um mundo em constante transformação. Os registros audiovisuais da artista nos remetem a histórias de pessoas que desde sempre enfrentam o desconhecido, movidos pela esperança de uma vida melhor. É sobre essa reflexão que o visitante irá encontrar nas dependências do MariAntonia.

Quem é Sonia Guggisberg

Pós-doutora em Artes Visuais pela ECA-USP (Bolsa Capes), Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP – Bolsa Fapesp) e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – Bolsa Capes). Atua como artista, videomaker e pesquisadora, participando de mostras coletivas e Individuais. Participou de mostras de cinema, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90.

Com o foco em questões do documentário artístico, seus trabalhos são em filmes, fotografia, site specific, instalação em vídeo e som. Já realizou 23 exposições individuais e, além do Brasil, seus trabalhos já foram exibidos em Nova York, em algumas cidades da Alemanha, México, Colômbia, Chile, Espanha, Grécia e França.

Possui obras no acervo do Museu Lasar Segall, Museu de Arte Contemporânea de SP, SESC, Museu da Cidade de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – MAC USP e Instituto Figueiredo Ferraz, entre outros. Em 2015 a artista ganhou o Prêmio Brasil de Fotografia 2014 (Prêmio Porto Seguro): Ensaios. Hoje, além das artes visuais, segue a carreira no cinema independente e lança neste ano seu segundo filme, longa-metragem que já conquistou alguns prêmios internacionais. Vive e trabalha em São Paulo.

Serviço:

SILÊNCIO, de Sonia Guggisberg

Abertura: 20 de outubro, quinta, das 18h/21h

Visitação: de 21 de outubro de 2022 a 29 janeiro de 2023

Centro MariAntonia da USP

  1. Maria Antônia, 258/294 – Vila Buarque, São Paulo – SP

De terça a domingo e feriados, das 10h/18h

 

Assessoria de Imprensa: Solange Viana

[email protected] | t.11 99912.1219

 

Date

01 Nov 2022 - 29 Jan 2023
Expired!

Time

Dia Inteiro
Junho 2024
SAMPA SKY
Jun 25 2024 - Ago 06 2024

SAMPA SKY

Sampa Sky
No event found!
Load More

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *